quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Depois de, nas aulas, termos lido quase todo o primeiro acto, hoje estivemos a ver na biblioteca do Conservatório o filme da "Flauta Mágica" realizado por Ingmar Bergman. Foi uma oportunidade de comparar a versão que nos propomos fazer, com um filme que, à sua maneira, também é uma adaptação (em sueco) da ópera de Mozart.
Alguns de vocês estavam espantados a descobrir as diferenças entre o que estão habituados a cantar e o que aparece no filme. Mas a ópera é mesmo assim. Há um grande caminho a percorrer desde que o compositor escreve a música sobre um texto até à ópera aparecer em cena. Para vos dar um exemplo, aqui vai outra versão, muito diferente, duma cena que já foi publicada no blogue: "O Monostatos  a perseguir o Papageno e a Pamina". Esta versão ainda é mais engraçada:



A outra versão que aparece no blogue era cantada em alemão, no filme que viram hoje estava cantada em sueco, e a deste vídeo é cantada em inglês.
Todas estas versões são muito diferentes graças à tradução, aos cenários, à encenação, luzes etc. Claro que, no fim de tudo, a versão do 5ºA vai ser a melhor de todas.
Hoje também anunciámos os personagens.
Já estão decididos as Paminas, as Três Damas, os Taminos, os Papagenos, os Monostatos e os Três Meninos.
Só ainda não escolhemos a Papagena.
Logo que possa publico também no blogue a distribuição dos personagens com os vossos nomes.

Sem comentários:

Enviar um comentário