quinta-feira, 7 de abril de 2011

2º Acto (primeira parte)

2º acto
Ária Sarastro
Sarastro: Ó Deuses Sábios, Poderosos,
                 Ouvi agora a minha prece:
                 Guiai Pamina e Tamino 
                 Por onde o dia amanhece  
                 Livrem-nos de um cruel destino.
      Coro: Livrem-nos de um cruel destino.
Sarastro: Mas se o preço da virtude,
                 For a viagem para a morte,
                 Lembrem-se os Deuses da juventude                      
                 Chorem a sua triste sorte.
      Coro: Chorem a sua triste sorte.

Soldado: Tamino, para ficares com Pamina vais ter de provar a tua força e coragem.
Tamino: Estou preparado para enfrentar todos os perigos.
Soldado: E tu Papageno?
Papageno: Faço o que for preciso para encontrar uma Papagena.
Soldado: Muito bem. A vossa primeira prova é a do silêncio. Estão proibidos de dirigir a palavra a quem quer que seja, mesmo que isso vos custe muito. Preparados?
Tamino e Papageno: Sim!

                                               (aparecem  os três meninos )

Três meninos: Mais uma vez nos encontramos.                                 
                        Viemos para vos ajudar.
                        Sarastro mandou já entregar-vos flautas e sinos encantados.            
                        Usem-nos quando for preciso.
                        Vão enfrentar as mais duras provas.
                        Têm de ser fortes e bem valentes e resistir sem nunca ter medo.
                        Tamino ouve: o fim está perto.
                        Tu Papageno: Não falar.
                        Não, não, não falar.
                        Não, não, não falar.
Papageno: Isto está tão escuro, estou a ficar com medo….
Tamino: Schiu!
                                          (aparecem as Três Damas)
Damas: Não! Não! Não! Saiam já deste lugar Já! Já! Já! Se não é o vosso fim! Tamino ouve, estás perdido. E tu também ó Papageno.
Papageno: Vocês estão a exagerar.
Tamino: Papageno, tu não fales. O silêncio prometeste, e tu já estás a quebrá-lo.
Papageno: E se elas dizem a verdade?
Tamino: Já te disse para calares.
Papageno: Oh! Calar, calar, calar, sempre calar, estou já farto.
Tamino: Mas não te calas? Não te calas? Tu fizeste juramento de silêncio! Não te lembras?
Damas: Se não fizerem o que dizemos vocês vão se arrepender.
             Se a Rainha souber disto a vingança vai ser feia.
Tamino: Não dou ouvido a mentiras. Eu conheço a verdade.
Damas: Neste sítio moram monstros que vão levar-vos pró inferno.
Tamino: Não me assustam. Sei a verdade.
Damas: Tu não nos falas porquê Tamino? Tu, Papageno, não nos ligas?
Papageno: Eu bem gostava… mas…
Tamino: Shiu!
Papageno: Vocês percebem eu…
Tamino: Shiu!
 (Ouve-se um grande estrondo)
Damas: Preparem-se agora! Vem aí a Rainha. O vosso tempo chegou ao fim.

(ouvem–se trovões e surge a Rainha da Noite)


Ária da Rainha da Noite
Meu Coração está cheio de Vingança,
Morte e de Ódio.
Morte e Ódio ardem em mim.
Se com tuas mãos Sarastro não matares,
Pamina está perdida para ti.
Afasta para sempre Sarastro para o inferno.
E Pamina será tua.
A vingança, eu quero a vingança já.
Eu quero ver Sarastro no inferno.
Já, já quero vingança já.
(Rainha da Noite entrega um punhal a Tamino)
Papageno(assustado): Vamos depressa fugir daqui….
Tamino: Tem calma Papageno, temos de ser fortes.
(Aparece Sarastro e Tamino entrega-lhe o punhal)
2ª Ária de Sarastro
(Tamino toca flauta…surge Pamina)
Pamina: Tamino, estás aqui? Ouvi a tua flauta e vim ter contigo…
(Tamino volta-se e não responde…continua a tocar flauta)
Pamina: Não falas comigo…Papageno o que se passa com Tamino?
                            (Papageno não responde)
Ária da Pamina
Ah!  Estou tão triste.  Tamino não me ama.                                      
Meu coração não encontra paz.                                                 
Estou tão triste, tão triste sem ele.                                                   
Não voltas... Não voltas... o amor perdi para sempre.               
Ai, perdi para sempre. Choro por ti meu Tamino.                          
Por ti Tamino. Não posso viver assim.
Sem ti morrerei de amor.
Por ti morrerei.
Sem ti não ficarei.

(Pamina retira-se e aparecem dois soldados)
1ºSoldado: Tamino, superaste a primeira prova. Vais ter de passar agora pelas provas do fogo e da água. Vem connosco.
Papageno: E eu?
2º Soldado: Papageno, ficas aqui…devias ter pensado melhor antes de falar.
(Soldados levam Tamino e Papageno fica sozinho)
Papageno: E agora…deixaram-me aqui sozinho…
                    Já sei…vou tocar os sinos, talvez apareça a minha Papagena.

2º Ária do Papageno
Papageno
Mulheres ou raparigas, pr'ó Papageno tanto faz,
 De tudo que há na vida é o que mais me satisfaz.
É o que mais me satisfaz. É o que mais me satisfaz.

Comer e beber todo dia, encher muito bem a barriga,
 É bom, mas gostava bem mais… de beijar uma rapariga.
 Comer… beber… é bom, mas... melhor do que encher a barriga…
 É só beijar u ma rapariga… e mais uma amiga e mais uma amiga.

Mulheres ou raparigas, pr'ó Papageno tanto faz,
 De tudo que há na vida é o que mais me satisfaz.
É o que mais me satisfaz. É o que mais me satisfaz.

Será que eu nunca vou ter? Uma namorada só minha?
Seria a coisa mais triste... arranjem-me uma depressinha!
Será… que nunca… vou te…er?.... Eu antes preferia morrer...  
Arranjem-me uma depressinha.         
Mas que seja só minha, mas que seja só minha.
                                   
(Aparece uma velha)

Velha: Olá
Papageno:Olá
Velha: Que estás aqui a fazer
Papageno: Estou à espera da minha Papagena, e tu?
Velha: Vim ver o meu namorado:
Papageno: Tu, namorado.. que idade tens?
Velha: Onze anos e dois minutos…e tu meu anjo?
Papageno: Onze anos?..ah!ah! espera aí, e como se chama o teu namorado?
Velha: Papageno…
Papageno: Papageno? …então tu és…
Velha: (tirando a máscara): Papagena!…adeus…(desaparece a correr)

 (Papageno fica desesperado e procura papagena por todo o lado)

Papageno: Papagena! Papagena! Papageeeeena!
                   Foi-se embora nunca mais, nunca mais a vou ter ao meu lado.
                   Não consegui estar calado e por isso fui bem castigado.
                   Mas já sei o que fazer: Já não quero mais viver.(pega numa corda)
                   Vou tentar mais uma vez, senão só me resta morrer.
                   Vou contar só até três….um…dois…três
                   (toca três vezes flauta)
                   Eu vou mesmo desistir, vou puxar este cordel
                   Só me resta despedir, desta vida tão cruel(põe a corda ao pescoço)
                  Desta vida tão cruel. (Três meninos interrompem)
Três meninos: Oh Papageno pára já!!!! A tua vida é só uma!
                  Só esta e mais, mais nenhuma. Só esta e mais, mais nenhuma.
                  Tu não devias ter falado. Mas tu já foste perdoado.
                  Agora toca bem os sinos, são bem melhores que violinos.
Papageno: É isso mesmo que vou fazer prá Papagena aparecer.
                   Obrigado três meninos. Toquem lá belos sinos.
Três Meninos: Oh Papageno olha ali!!!!! (apontam para a Papagena)

Papageno:Pa       pa    pa…                             Papagena:Pa        pa     pa…
Papageno:Pa   pa   pa   pa…                           Papagena:Pa   pa   pa   pa…
Papageno: Pa pa pa pa pa pa pa pa…             Papagena: Pa pa pa pa pa pa pa pa…
Papageno: Papa pa pa pa…                            Papagena: Papa pa pa pa
Papageno: Papapapapagena!                          Papagena: Papapapapageno!

Papageno:Ah!Como é bom ver-te outra vez!Papagena:Ah!Como é bom ver-te de novo      
Papageno:Vais ficar comigo para sempre.    Papagena: Vou ficar contigo para sempre.
Papageno: Para eu ser mesmo feliz…             Papagena: Para eu ser mesmo feliz…
Papageno: Eu só queria ter agora …               Papagena: Eu só queria ter agora…

Papageno e Papagena: Muitos lindos e pequenos Papagenos, Papagenas,
                                       Todos louros e morenos, e morenos…
                                       Pelo menos…Vinte lindas Papagenas e mais vinte Papagenos,
                                       Nem um menos!

Papageno:Um Papageno vem primeiro         Papagena:E depois uma Papagena
Papageno:Mais outro lindo Papageno           Papagena: E mais uma Papagena
Papageno:Papageno!                                      Papagena:Papagena!
Papageno:Papageno!                                      Papagena:Papagena!Papagena!Papagena!

Papageno e Papagena: Papapapapageno(a)!Papapapageno(a)Papapapapageno(a)
                                        Papapapapapageeeeeeeeno(a)!

                     (Saem os dois e aparecem os Três meninos)

4 comentários:

  1. professor, quando é que vai meter o resto do 2º acto??

    ResponderEliminar
  2. professor quando é que vai meter o resto do 2º acto??

    ResponderEliminar
  3. Entre hoje e amanhã devo conseguir pôr tudo o que falta. Há uma pequena parte que ainda não consegui traduzir...

    ResponderEliminar